The mountain Wolf


"A alimentação adequada não faz de um atleta medíocre um campeão, mas a alimentação desadequada pode fazer de um campeão um atleta medíocre" com a Dra. Vânia Magalhães

27-12-2013 13:28

Cada atleta é individualmente diferente e não há uma dieta que possa ser seguida por todos os atletas e durante todo o ano. O atleta deve privilegiar uma alimentação variada estando particularmente atento às refeições pré, intra e pós treino/competição, com o objetivo principal de maximizar as reservas de hidratos de carbono e o seu estado de hidratação. Do ponto de vista nutricional, a grande diferença entre o atleta e o indivíduo sedentário é o maior gasto energético dos atletas que resulta em necessidades energéticas aumentadas. Uma prova de trail running ao mais alto nível pode exigir a ingestão até 10 000 Kcal diárias.

O aumento da ingestão energética deve ser acompanhado pelo equilíbrio nutricional, que pode não ser uma tarefa fácil devido ao stress físico e emocional, desgaste de viagens, dificuldade da ingestão e digestão durante o exercício, entre outros fatores.

A composição corporal (percentagem de massa gorda p.ex.), mais do que o próprio peso, é um fator que se relaciona intimamente com a performance desportiva. Para atletas, a gordura corporal recomendada deve situar-se entre 5 e 15% para os homens e entre 16 e 28% para as mulheres. Um aumento de 2 Kg na gordura corporal pode provocar o atraso de 15 segundos numa corrida de trail (diferença de 180m). Para que haja diminuição da gordura corporal, a ingestão energética deve ter menos 500 a 1000 Kcal do que o recomendado para o atleta, mantendo a quantidade de proteínas, hidratos de carbono, vitaminas e minerais, evitando alimentos ricos em gordura, açúcar e álcool.

A composição corporal pode ser monotorizada recorrendo a balanças específicas que avaliam a percentagem de gordura corporal (bioimpedância); aos corpos cetónicos na urina, como indicador do mau controlo da ingestão de hidratos de carbono; e a testes de força, para avaliação da massa magra.

Vânia Magalhães

(Cédula Profissional: 0592NE)

 

—————

Voltar