The mountain Wolf


"Alimentação e Desporto" com a Dra. Vânia Magalhães

11-12-2013 10:59

As associações entre alimentação e desporto remontam desde tempos pré-históricos. Desde cedo se foi percebendo que quanto maior era o desgaste físico, maior teria de ser a preocupação com a alimentação.

Hoje em dia sabe-se que existem vários fatores que podem modelar o desempenho físico, nomeadamente a genética, o tempo dedicado aos treinos, a motivação do atleta e as suas escolhas alimentares.

Os atletas devem ter especial atenção às refeições uma vez que apresentam necessidades aumentadas de energia, hidratos de carbono, proteínas, vitaminas e minerais, em relação à população em geral.

A atenção deve ser focada nos treinos e não só nas competições, dado que a preocupação unicamente com a refeição antes do jogo por si só não é suficiente. Emerge a tentativa de fugir ao estereótipo de comer sempre massa …

Um outro fator de extrema importância é a hidratação pois durante o exercício há uma grande perda de fluidos que devem ser repostos. É de salientar que uma fibra muscular desidratada tem maior propensão a rotura.

A necessidade de suplementos pode ser equacionada de acordo com o atleta e o seu esforço físico.

Assim, o planeamento alimentar/nutricional tem interferência direta na performance de um trail runner. O impacto sofrido pelo corpo durante as atividades exige uma alimentação adequada, principalmente nos atletas que procuram o alto rendimento. Nos próximos artigos serão aprofundados os temas mais relevantes da alimentação de um trail runner.

 

Vânia Magalhães

(Cédula Profissional: 0592NE)

 

—————

Voltar