The mountain Wolf


A Mulher de Um Trail Runner

22-11-2013 14:24

A Mulher de um Trail Runner

Começo por dizer que tudo aquilo que aqui escrevo parte da vivência ao lado de uma pessoa que sempre esteve ligada ao desporto e nos últimos quatro anos ao Trail. Certamente que existirão mulheres com uma opinião diferente da minha, mas esta é a minha visão como mulher e principalmente como melhor amiga.

Quando não somos apenas a mulher…

Muito se fala sobre corridas de montanha. Muito se fala sobre os corredores de montanha. Muito se fala sobre treinos. Muito se fala sobre as melhores sapatilhas para correr. Muito se fala nos melhores equipamentos. Muito se fala em provas. Muito se fala em tudo aquilo que envolve correr na montanha e, o que se fala das mulheres dos Trail Runner's? 

Desde muito cedo que sou adepta do desporto seja ele qual for. Desde criança que os meus pais me “punham a mexer”. Entre os meus 6 e 9 anos era “golfinho”, a piscina era o meu hobbie. Mais tarde e na “fase do armário” era a miúda que praticava de tudo e se metia em tudo, mas a minha paixão era o voleibol, confesso.

Quando entrei na universidade e conheci o Albino comecei a praticar orientação e andamos pelo país em provas. Mais tarde, abandonámos a orientação quando o Albino se apaixona pelo Trail. Vou ser sincera, ainda me tentou levar a praticar, mas não teve sucesso. Assim, optei por ficar por detrás e apoiá-lo em tudo aquilo que ele precisa.

Voltei há pouco tempo a ser “golfinho” apenas por carolice porque o meu verdadeiro desporto é ser a mulher, a psicóloga, a treinadora, a “lavadeira”, a fã número um, a “enfermeira”, a massagista, a fisioterapeuta, e tudo aquilo que me é exigido por ser mulher de um Trail Runner.

Somos a mulher que após um dia de trabalho chega a casa cansada e é capaz de dizer “vai treinar” e tratamos da casa, do jantar e quem tem filhos, ainda cuida dos filhos, enquanto o marido treina sem saber se vão ser apenas uns minutos ou horas, sem saber por onde anda e se vai chegar bem; Somos a psicóloga capaz de o ouvir nos momentos em que está em baixo, ou porque tinha um objectivo e não o conseguiu alcançar, ou porque uma prova corre mal e desanima, ou porque o treino hoje não lhe correu bem; Somos a treinadora que confirma se naquele dia já foi cumprir o treino e se correu bem, e se não foi treinar, somos capazes de lhe dizer “vai treinar”; Somos a “lavadeira” que apesar de não lavar equipamentos e sapatilhas à mão, tem de ter tudo pronto pois poderá precisar daquelas sapatilhas ou daqueles calções a qualquer momento; Somos a fã número um que sofre quando não tem notícias ou porque “naquele dia a prova não lhe correu bem”; Somos a enfermeira que cura todos os arranhões e mazelas após uma prova ou que se preocupa para que não adoeça; Somos a massagista que tenta ajudar na recuperação após uma prova; Somos a fisioterapeuta que tenta ajudar se aparece uma "dor aqui e outra ali".

Somos nós, as mulheres de Trail Runner's…(continua)

(Diana Magalhães)

—————

Voltar