The mountain Wolf


Entrevista a Cláudia Ferreira "A mulher de um Trail Runner"

01-12-2013 23:08

Nome: Cláudia Ferreira

Mulher do Trail Runner: Gil Ferreira

 

Agradeço desde já à Cláudia por ter aceite o desafio que lhe lançamos. Responder a um pequeno questionário na pele de Mulher de um Trail Runner, mas neste caso será como Mulher de um Ultra Trail Runner.

 

Cláudia, quando o seu marido começou a praticar Trail aceitou bem a ideia ou ficou como costumamos dizer “de pé atrás”?

Fiquei assustada...não gostei nada da ideia.

 

Em que é que o facto do seu marido praticar Trail, influenciou o seu dia-a-dia? Sentiu algum tipo de alteração? Fale-me um pouco disso.

Alterou o nosso dia-a-dia por completo porque agora tenho que pensar que há um atleta em casa e que este não abdica do seu treino.

Logo tenho que fazer uma ginástica enorme porque temos duas crianças e elas também têm as suas atividades. Para nada falhar tenho que fazer horários para tudo.

Desde que me levanto até que me deito tenho que ter tudo muito bem organizado, desde a roupa para as crianças ao lanche da escola...as tarefas domésticas sempre muito bem definidas e distribuídas, até faço uma pequena ementa semanal, tudo isto para não perder tempo.

O Gil trabalha por turnos inclusive noturnos e como tal os treinos dele são feitos conforme a sua disponibilidade.

Isto quer dizer que tanto treina as 5h da manhã como treina as 12h ou até as 21h. Tudo depende dos horários laborais dele.

Para além de tudo isto também há tempo para falarmos do nosso dia de trabalho/escola e até de fazermos umas brincadeiras com os mais novos  ;)

 

Sendo a Cláudia Mãe e Mulher, como é lidar com as deslocações para provas, com os treinos e ao mesmo tempo ter estes papéis como Mãe e Mulher?

Não é muito complicado, basta termos tudo muito bem organizado.

Nós, mulheres temos a capacidade de não complicar logo tudo que fazemos sai sempre bem e como queremos.

Agora a sério. As deslocações são sempre uma aventura... os miúdos ficam todos entusiasmados.

O dia anterior a cada prova é uma azáfama, desde preparar o lanchinho para a família toda, à alimentação do atleta (Gil), a preparação do material obrigatório para cada prova e o deitar cedo quando a deslocação é maior.

Toda a família participa e ajuda para que tudo se torne mais fácil.

 

Costuma acompanhar o seu marido quando se desloca para provas. Como é quando não consegue acompanhá-lo?

Normalmente consigo acompanhá-lo sempre .

Sou eu que inscreve o Gil em todas provas que ele faz /fez, logo acompanho-o sempre.

 

Como é lidar com a ausência de notícias durante uma prova em que até está presente mas não sabe de nada?

É muito "doloroso". Por mais que tente pensar em outras coisas é sempre difícil.

O tempo custa a passar mas arranjo sempre uma distracção, até porque as crianças não param.

 

Alguma vez temeu pela segurança do seu marido?

Sim algumas vezes.  Principalmente nas provas com mais distância.

 

Se um dia um filho seu lhe disser que vai praticar trail, qual será a sua reacção?

Acho que esse dia já chegou, tenho o pequenito de 8 anos que se o deixasse já ia com o pai.

Não consigo dizer que não porque sei que isto os deixa felizes …

O meu pequenote já fez inclusive um free noturno no Porto com uma distância de 15km em que foi sempre na companhia do pai. A felicidade com que ele ficou ao saber que podia ir correr com os "grandes"... É impossível dizer não, apesar de ficar sempre com o coração nas mãos...

 

Para finalizarmos gostaria de saber de que forma vê o Trail em Portugal.

É uma modalidade em constante crescimento, ainda com muito para se fazer...

Muita gente desconhece esta forma de "correr" e por vezes não entendem como pode haver alguém que goste de correr à chuva, com calor, ou simplesmente correr...

O trail para mim não é só mais uma modalidade...

O trail é um grupo de pessoas que gostam de se sentir livres, de criar novas amizades, de conhecer melhor o nosso país, e de fazer o que mais gostam, correr.

Cada atleta quando entra neste mundo é simplesmente para experimentar...porque alguém o convidou / incentivou a fazê-lo e o bichinho vai ficando, e quando se olha para trás dificilmente se desiste.

Para mim este grupo de pessoas é algo admirável porque são pessoas determinadas a cumprir um objetivo mas sem deixar ninguém para trás.

 

Obrigado!

 

—————

Voltar