The mountain Wolf


Entrevista a José Moutinho

28-11-2013 12:11

Agradeço desde já ao José Moutinho, por me ter concedido algum do seu tempo para realizar esta entrevista. Obrigado.

É conhecido como o “Pai” do Trail e das ultras distâncias em Portugal.  O que o motivou a ser pioneiro, e a propor-se cumprir objectivos que para alguns eram inimagináveis?

O verdadeiro termo para isso foi a descoberta. Depois de longos anos como ultramaratonista e após uma pausa Sabática iniciei-me nas corridas de Montanha que nos anos 90 começaram a realizar-se em Portugal pela mão de Antonio Matias e já nos findos anos 90 tentei ir á grande prova dessa época que era o “Verdon”.

Foi uma grande surpresa para mim. Afinal aquilo não era uma corrida de montanha mas sim uma prova de “Trail”. Paixão á primeira vista e disse para comigo que era afinal aquele desporto que me realizava.

Foi integrado na organização do Verdon e durante 4 anos tirei a minha “licenciatura”, eheh.

Havia que trazer esta nova modalidade para Portugal e assim surge a Freita com esta filosofia de prática desportiva.

 

Quais foram as provas ou feitos que mais o marcou? Porquê?

Sinceramente…muitos, cada um com muitas e diversas características.

A Volta a Portugal a Pé, 1600 km em 29 dias foi a primeira pelo quebrar “fronteiras” que existiam nessa época (1982) tanto físicas como mentais da classe desportiva á época.

A Travessia Paris – Maia (1800 km em 34 dias) pela confirmação.

A ligação Lisboa-Maia em sistema non Stop foi a mais exigente nos seus 350 km em 60 horas com muita “historia”.

Realmente ao longo da minha ligação ao desporto fiquei muito “rico” em historias de vida, muitas mesmo…

Mas aquela que mais me marcou vai fazer 17 anos quando em 23 de Dezembro sai de casa para fazer o meu treino (19.30h) com um frio intenso e com um ligeiro vento encontrei um bébé, recém nascido, pegando-o do solo sem roupa e pedindo ajuda fui para um hospital com ele …que dia, que treino porque depois disto ainda fui acabar o treino.

Existe muitos atletas que começaram há pouquíssimo tempo devido à divulgação dos media, mas muitos nem sabem do seu passado, não os quer elucidar um pouco?

Sinceramente o que fiz cada vez é irrelevante perante as aventuras que alguns estão fazendo e proporem-se a fazer.

No inicio eu não tinha ninguém para me “apoiar” não havia técnicos, não havia internet e nem telemóvel, eheh.

Toda a minha formação foi a da busca constante e o querer saber mais, daí o meu pioneirismo.

 

Agora como organizador de provas de Trail, tenta passar a outros essas “forças” que o motivaram naquela altura?

Organizo e colaboro em organizações de Trail, mas aparece  muita organização com falta de conhecimentos bases para organizarem eventos desta área, mas…é assim o mundo.

Organiza provas em Portugal e Espanha. Como vê o actual estado do Trail?

Neste momento, em crescimento tanto a nível de atletas como de provas, mas em breve vai haver uma estagnação.

 

Considera que os atletas ainda se movem com o mesmo espírito, ou vê alterações?

Nem pensar. Neste momento começa-se a direccionar-se em todos os sentidos para a generalização e massificação e  isso vai ser a sua “morte”.

 

Acha que a entrada das marcas e equipas de Trail tem mantido o espirito igual, ou por outro lado tem existido mudanças? Quais?

Estes agentes desportivos ao favorecerem a massificação vai implicar as consequências como trazem os outros desportos, mas nós que gostamos deste desporto esperemos que os efeitos sejam o mais tarde possíveis.

 

O número de provas de Trail está a aumentar. Considera que a maior parte destas são pensadas sobretudo nos atletas ou noutros factores?

Todas as organizações quando tentam apresentar um projecto, fazem-no no intuito de acrescentar algo ao panorama deste desporto. Alguns conseguem outros ficam pela tentativa…

Podemos saber quais são os seus objectivos em termos de provas de Trail para o ano que se avizinha?

Como iniciei a fazer uns treinos com alguma regularidade com uns confrades irei tirar alguns projectos que estão na “gaveta” a nível pessoal.

A nível organizativo para além da realização das clássicas que estou inserido – Freita, Geira Romana, Ecomaratona, e o circuito de 6 provas do GMTA, irei realizar já em Fevereiro de 2014 o Trail do Jesuita em Santo Tirso.

Para além disso irei dar continuidade á realização de Free Runnings que me dão imensa alegria e “gozo” em os preparar.

 

Obrigado!

—————

Voltar