The mountain Wolf


Entrevista ao Casal Telmo Veloso e Susana Simões

15-05-2014 11:48

 

Nome: Telmo Veloso

Idade: 39 anos

Profissão: Economista

Clube: Desnível Positivo

Localidade: Senhora da Hora

 

Nome: Susana Simões

Idade: 41 anos

Profissão: Professora

Clube: Desnível Positivo

Localidade: Senhora da Hora

 

Olá Telmo e Susana. Antes de mais muito obrigado por terem aceitado o convite para esta entrevista. Para começarmos e para que as pessoas vos possam conhecer melhor, queremos saber como é que o desporto surge na vossa vida.

Telmo: Até aos 16 anos pratiquei alguns desportos, mas depois só comecei a correr aos 30 anos, única e exclusivamente para emagrecer. Aliás não gostava de correr e foi o meu pai que me incentivou a começar.

Susana: Eu sempre gostei de correr e andar de bicicleta, mas só comecei a participar em provas há 7 anos.

 

 

Sabemos que praticam vários desportos mas devem ter favoritos. Quais os que preferem? Porquê?

Telmo: Nós praticamos essencialmente dois desportos, Trail e Triatlo. Em ambos os casos preferimos as longas distâncias por estarem mais adequadas ao nosso perfil e ao tipo de treinos que fazemos. Neste momento temos dado preferência ao Trail Running pela maior proximidade com a natureza e por nos permitir conhecer sítios novos, no entanto continuamos a treinar as 3 disciplinas do triatlo e a fazer algumas provas. São duas modalidades que são compatíveis e se complementam.

 

Relativamente ao Trail, como é que este surge na vossa vida? Começaram ambos ao mesmo tempo ou primeiro começou um a praticar e incentivou o outro a fazê-lo também?

Susana: Começamos a praticar Trail em 2009 no Circuito AxTrail. Este Circuito tinha a particularidade de ser constituído por seis provas, duas por fim de semana, o que permitiu conhecer melhor os outros atletas (na altura não eramos mais de 50) e ficar a conhecer várias Aldeias do Xisto. Desde aí ficamos adeptos.

 

 

Podemos saber como é que surge a ideia dos “Desafios a Dois”?

Telmo: Quando em 2011 decidimos que na nossa lua de mel iriamos participar na Transalpine-Run (300 kms em oito etapas a atravessar os Alpes em equipas de dois elementos) tivemos de dar nome à nossa equipa. Como toda a gente nos conhecia por estarmos sempre dispostos a aceitar novos desafios optámos por colocar o nome “Desafios a Dois”. Desde aí ficou como sendo a nossa “imagem de marca”.

Sabemos que participam em muitas provas nomeadamente Ultras. De todas em que participaram, qual a que vos marcou mais? Porquê?

Susana: Para mim foi a Marathon des Sables. Correr sete dias no deserto em regime de auto suficiência é uma experiência de vida. Mais do que uma competição é um desafio pessoal contra a nossa própria resistência à adversidade.

Telmo: Eu também tenho a Marathon des Sables como a que mais me marcou. Nesta prova descobri que o nosso corpo é uma máquina fantástica, consegue suportar muito mais do que alguma vez imaginamos.

 

 

O facto de serem um casal de desportistas, influência o vosso dia-a-dia, por exemplo em termos de cada um ter o seu treino para fazer e ao mesmo tempo terem outras tarefas? Como é que coordenam treinos entre os dois?

Telmo: Como a nossa disponibilidade de horários durante a semana é muito diferente, por norma não conseguimos partilhar os treinos, à exceção da natação em que existe um horário fixo. Ao fim-de-semana é que treinamos sempre juntos.

Susana: A vantagem de sermos um casal de desportistas é que ambos entendemos o que o treino representa no nosso dia-a-dia e, por conseguinte, não há tanta pressão em termos de horários.

 

 

Para este ano quais serão os “desafios a dois” já programado?

Telmo: Entre as inúmeras provas que temos programadas, podemos destacar o Gran Trail de Peñalara (112 kms) e o Ultra Tour des 4 Massifs (166 kms) e o Northwest Triman (1º Ironman que se realiza na Galiza).

 

 

Consideram que o Trail em Portugal tem hipóteses de se fazer afirmar também a nível internacional?

Susana: O trail em Portugal está em grande crescimento, à semelhança do que se passa em quase todo o mundo. Estamo-nos a conseguir organizar como modalidade com a criação da Associação de Trail Running Portugal e com a sua integração na Federação de Atletismo. No entanto, faltam-nos os apoios que existem no estrangeiro, talvez pela pequena dimensão do nosso mercado, apesar dos nossos atletas de referência obterem excelentes resultados a nível internacional.

Se tivessem de convidar os leitores a participar numa prova em Portugal, qual a que recomendariam? Porquê?

Telmo: É difícil. Temos provas de grande qualidade em Portugal. Talvez optaria pelo Madeira Island Ultra Trail ou pelo Gerês Trail Adventure. São as duas provas de nível internacional, tanto pela qualidade dos participantes como especialmente pela beleza das paisagens onde decorrem.

Susana: Não podemos também deixar de mencionar o Ultra Trail Aldeias do Xisto e o Ultra Trail de Sesimbra, duas provas que adoramos participar e que merecem todos uma visita.

 

 

Em três palavras, como definem o lugar ocupado pelo Trail na vossa vida?

Susana: Prazer, diversão, descontracção

Telmo: Viagens, superação, amizade

 

Telmo Veloso e Susana Simões

—————

Voltar