The mountain Wolf


Entrevista ao Trail Runner Diogo Fernandes

04-01-2014 12:49

Nome: Diogo Fernandes

Idade: 26

Profissão: Operador de Extrusão

Nasceu em: Lamelas (Santo Tirso)

Vive em: Lamelas (Santo Tirso)

 

Diogo, antes de começares a praticar Trail já eras amante de algum desporto? Fala-nos um pouco sobre isso.

Sempre fui um miúdo muito activo, durante muitos anos o meu mundo andou à volta do futebol. A corrida conheci nos corta-matos da escola, inclusive cheguei a ser convidado para fazer parte do clube de atletismo, mas tinha uma visão diferente do desporto e não aceitei o convite. Mais tarde quando ingressei no exército, descobri o meu talento para corrida e a partir daí nunca mais parei em conjunto com outras modalidades, tais como a orientação e o btt.

 

Como surgiu o Trail na tua vida?

A corrida já estava incluída no meu dia-a-dia em conjunto com o futebol, os fins-de- semana eram sempre agitados. Aos Sábados era o futebol e ao Domingo era uma prova de atletismo. Mas após desistir do futebol por motivos pessoais, descobri o Trail na primeira edição da Serra d'Arga e fiquei viciado pela montanha.

Como são os teus treinos? Costumas fazê-los sozinho?

O meu campo de treino situa-se no Vale do Leça, lugar onde eu vivo. Dependendo o tipo de treino que queira fazer, tenho percursos traçados. As zonas a que dou mais destaque são as Cascatas do Rio Leça, Castro do Monte Padrão, a Estação de Radares da Força Aérea do Monte Pilar e Monte de Nossa Senhora da Assunção. Existem trilhos fantásticos.

Em Santo Tirso apesar de existirem vários recursos para se fazerem provas de Trail, continua a ser um desporto desconhecido pela maior parte. Sentes que em termos de desporto na natureza estão um pouco estagnados?

O concelho de Santo Tirso tem todas as condições para receber uma prova de Trail, o problema está mesmo na política da autarquia que centra toda a atenção no futebol, esquecendo que o desporto não é só futebol.

 

De todas as provas que fizeste até hoje, qual foi a que mais gostaste? Porquê?

Já fiz muitas provas em diferentes tipos de terreno e nas várias estações do ano, não consigo dizer qual foi a que gostei mais, pois cada uma tem a sua história. Posso falar de uma que gostei bastante, os Trilhos dos Abutres, trilhos fantásticos, muito técnicos e bastante duros devido ao realizar no Inverno. Também tem um gosto especial, porque foi aí que descobri o meu clube, OFFtel Runners, a quem quero agradecer desde já por todo o apoio que me tem dado.

Para ti o que é o Trail?

O Trail para mim, é um estilo de vida que decidi abraçar para minha vida. Desde que escolhi o Trail, mais importante do que as vitórias, são os amigos que conheci e as oportunidades que me foram concedidas, que não existiriam se não tivesse escolhido este caminho. Não me arrependo da minha decisão e nunca fui mais feliz do que sou agora. Por isso façam o favor de ser felizes!

 

Diogo Fernandes

—————

Voltar