The mountain Wolf


Entrevista ao Trail Runner, Eduardo Merino

06-01-2014 13:56

Nome: Eduardo Merino

Idade: 35

Profissão: Fisioterapeuta/Osteopata

Vive em: Paredes

 

Eduardo, antes de praticares Trail praticavas algum desporto? Fala-nos um pouco da tua vida desportiva antes do Trail.

O Desporto foi sempre a minha segunda pele. Federado entre os 12 e os 22 anos de Hóquei em Patins. ADC PAREDES, OLÁ MOURIZ e USC PAREDES foram os clubes que representei. Depois surgiu um velho amor, o futsal. Federei-me entre os 22 e os 34 anos de idade. JAZZ BALTAR, BUSTELO, NOVELENSE E USC PAREDES foi o meu percurso. Joguei em todas as divisões até à segunda nacional.

 

A prática do Trail é relativamente recente na tua vida. Como descobriste esta modalidade? O que te cativou para que começasses a praticá-la?

Uma lesão muito grave num jogo de futsal atirou-me para uma paragem longa. A recuperação envolvia entre outras coisas a corrida. Para isso a minha colega e amiga Liliana Gomes fazia-me companhia. Ela sim aficionada e antiga atleta de atletismo. Para mim tudo o que não tivesse uma bola deixava de ter piada. Ela lá nos inscreveu num trail noturno em 2012 ( 1 urban trail cidade do Porto). Foi aí que tudo se transformou e até hoje nunca mais parei.

O que me fascinou no trail foi a descoberta de um novo "eu". Vivi sempre um balneário de equipa. Intervalo, palestras, conversas, cartão amarelo,  está cansado sai fora, se falhares alguém te pode salvar. No trail somos nós e a natureza. A palestra são as conversas com os companheiros antes da partida, são os pensamentos que explodem a cada segundo na tua cabeça. Se estás cansado e ainda faltam 20 km tens que controlar o ritmo da tua cadência, das tuas emoções. E quando chegas ao fim, aqueles 100 metros são indescritíveis. Alegria, dor, fantasia e o mais bonito de tudo, orgulho em ti próprio. Conseguiste, chegaste, venceste mais um desafio. Olhas para os teus colegas, falas sobre a prova, soltam-se provocações e só queres pensar na próxima e na próxima e na próxima.....

Em que prova te “estreaste” no Trail? Como foi essa “estreia”?

URBAN TRAIL. Mas mais a sério o Trail de Serra da Freita.

 

Recentemente lançaste o projeto Run & Shine. Em que consiste?

Basicamente consiste em colocar ao serviço do mundo do Running toda a qualificação da nossa vertente profissional que já estamos habituados a fazer com outras modalidades.

Temos uma unidade de saúde com a capacidade de promover todo o tipo de acompanhamento aos atletas, tanto na prevenção como na promoção da saúde.

Somos Fisioterapeutas e Osteopatas, sempre em evolução profissional constante. Além de uma unidade móvel para as provas, temos uma Clínica com 800 m2 com as melhores tecnologias e recursos do mundo.

Estamos preparados para tratar e potenciar o atleta a evoluir de prova para prova.

Inventamos uma técnica denominada REPROGRAMAÇÃO DINÂMICA DE MOVIMENTO, que consiste em tratar o atleta enquanto ele corre, pressionando determinados pontos de sobrecarga, minimizando a tensão, melhorando a dor e potenciando a performance.

Quais os objetivos da Run & Shine para 2014?

Que todos os atletas de trail conheçam o projeto.

 

Sabemos que tens uma vida profissional bastante agitada. Como fazes para conciliar a vida profissional com os treinos e a vida familiar?

Com muita disciplina, muita vontade de treinar, de viver, de usufruir do que vivo e ajuda essencial da minha esposa e família.

 

Consideras que a zona em que vives tem potencial para realização de provas de Trail? Utilizas essas mesmas potencialidades nos teus treinos?

Sim claramente. Entre a serra de Baltar e a Senhora do Salto ( Recarei),  parece-me claramente um ex-libris a explorar. Tem tudo. Dureza-Beleza-Natureza.

 

Quais os teus objetivos em termos de Trail para 2014?

Entrar nos Ultra-Trail e fazer Santiago a Finisterra NON STOP.

Já tenho a agenda preenchida.

A nível profissional quais serão?

Aí sou sempre um EXTREME ULTRA TRAILER. Tento subir todas as montanhas de conhecimento e evolução que encontro.

Será um ano espetacular.

 

Para terminarmos, gostaria de saber o que significa o Trail para ti? Se tivesses de definir o Trail, como definirias?

Vou escolher uma parte de um texto meu do livro que vou editar este ano intitulado "VOZES QUE VÊEM". "...  É lá em cima que vemos que nada andamos. É ao longe que vemos que nunca estivemos tão perto. E quando chegamos, olhámos uns para os outros e só queremos partir outra vez..." . Um bom ano para todos cheios de quilómetros e principalmente usufruam desta "coisa" fantástica que é viver.

 

Eduardo Merino

—————

Voltar